Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Sarau Especial no Theatro São Pedro com Renato Borghetti e Fábrica de Gaiteiros

  • Data:
  • Palco Principal

Entrada franca, por ordem de chegada, sem retirada de ingressos (seremos ponto de coleta neste dia caso o espectador queira levar alimentos não perecíveis para doação)

189 anos do Parlamento gaúcho: Sarau Especial no Theatro São Pedro com Renato Borghetti e Fábrica de Gaiteiros


- Cantando juntos o mundo melhora –
Um espetáculo especial do Sarau do Solar Colaborativo no Theatro São Pedro, dia 17 de abril, às 20 horas, recebe Renato Borghetti e a Fábrica de Gaiteiros, para comemorar os 189 anos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Colabore com doação de alimentos não perecíveis na campanha "Rio Grande contra FOME".


Sarau do Solar Colaborativo
O Projeto Sarau do Solar, criado em 1993, agora também é colaborativo, pois possibilita que o público, espontaneamente, apoie financeiramente os artistas que se apresentam no Projeto Sarau do Solar. Assim sendo, nos locais dos espetáculos, são disponibilizados totens contendo o QR CODE, para as colaborações espontâneas, via PIX, diretamente para o artista. Ressalta-se que o cachê oferecido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, para as apresentações musicais do Projeto Sarau do Solar, tem sido reajustado periodicamente nos últimos anos, justamente para incentivar e valorizar a arte e a cultura em nosso estado.


Projeto social Fábrica de Gaiteiros
Renato Borghetti e a Fábrica de Gaiteiros é um projeto voltado à sociedade, que forma alunos de acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na região Sul do Brasil como gaita de oito baixos. A confecção dos instrumentos é realizada com madeira certificada de eucalipto, proveniente de plantios renováveis e ambientalmente sustentável.


Formação Musical
O projeto atualmente acontece em 21 municípios com a participação de centenas de crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos. Dentre as atividades do projeto estão apresentações do grupo de gaiteirinhos, que integra o plano pedagógico e proporcionar a experiência de palco para as crianças e adolescentes.
O concerto conta com a participação de alunos de várias unidades do projeto Fábrica de Gaiteiros. O músico Renato Borghetti junto com os professores das unidades, recebem grupos de alunos fazendo apresentações musicais estudadas, integrando alunos de diversos níveis de aprendizado. Tudo isto faz um grande espetáculo, levando o público a uma experiência única e contato com o universo da gaita e do aprendizado deste instrumento.


Repertório
Integram o repertório do espetáculo as composições; Missioneiro (Tio Bilia); La casa del Chamamé (Antônio Tarrago Ros); Milonga para as Missões (Gilberto Monteiro); Tio Bilia na 8 baixos (Tio Bilia); Km 11 (Trànsito Cocomarola); Minuano (Sadi Cardoso); Barra do Ribeiro (Guinha Ramires), entre outras.

Local

Palco Principal

Estacionamento

O Theatro São Pedro possui estacionamento.
Durante os espetáculos: valor único de R$ 18,00

Classificação indicativa

Livre
Livre

Theatro São Pedro