Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Memorial

Inaugurado em 2008, o Memorial Theatro São Pedro é um espaço destinado à apresentação da história do teatro mais antigo da cidade, através de relíquias, fotografias e registros jornalísticos.

Localizado no subsolo da edificação, o espaço foi totalmente reestruturado para abrigar essa mostra, criada pelo Grupo RBS.

A exposição faz uma analogia aos espetáculos teatrais e cada sala é denominada de ato, sendo dividida em quatro partes:

O Primeiro Ato traz o início da história do Theatro São Pedro, em meados de 1800, e os primeiros anos de vida da instituição, apresentando imagens e textos dos primeiros espetáculos e os grandes nomes que passaram por lá, como o maestro Villa-Lobos, Berta Singerman, Olavo Bilac, Eugène Ionesco, entre outros.

O Segundo Ato é o intervalo, um período triste, sombrio, em que Porto Alegre ficou sem a sua bela casa de espetáculos, até Dona Eva vencer a batalha e finalmente dar início à reconstrução da edificação.

O Terceiro e Quarto Atos trazem a efervescência da nova casa. O teatro ganha nova vida, impulsiona a carreira de grupos locais. Enfim, a história segue seu curso e o Theatro São Pedro consolida-se como patrimônio cultural do país. Nestes dois últimos atos são apresentados os acontecimentos recentes. A partir das janelas do espaço expositivo, vislumbra-se o futuro: o Multipalco Theatro São Pedro, que será um dos maiores complexos culturais da América Latina.

Reaberto para visitação em 2018, o espaço agora também conta com uma galeria em homenagem a Eva Sopher, trazendo curiosidades e objetos desta incrível mulher.

Horário

Devido às obras de reconstrução da fachada do prédio, o TSP não está realizando visitas ao Memorial. Em breve novas informações e novos horários.

Theatro São Pedro